Curiosidades sobre a Índia

Na Índia, aproximadamente 40% da população adota a alimentação vegetariana (uma parte deles lacto-ovo).

O famoso Maabárata conhecido também comoMahabharata é um dos maiores épicos clássicos da Índia. O texto é enorme, com mais de 74 000 versos. O Maabárata é visto por alguns autores como o texto sagrado de maior importância no hinduismo e considerado um manual de psicologia. Algumas partes da obra são considerados e estudados como trabalhos fundamentais e analisados e reverenciados isoladamente, tais como:

  • Bhagavad Gita,
  • Krishvavarata,
  • algumas coisas resumidas do Ramayana, etc.

Maabárata: “ O que for encontrado aqui, pode ser encontrado em qualquer outro lugar. Mas o que não for encontrado aqui, jamais será encontrado em outro lugar.”

Serviu ainda de inspiração para o filme de PeterBroos de 1989.

Bhagavad Gita:

“A Verdade Suprema existe fora e dentro de todos os seres vivos móveis e imóveis. Porque é sutil, Ele está além do poder dos sentidos materiais da visão ou da compreensão. Embora longe, muito longe, Ele também está perto de todos.”

Dhammapada

é uma coletânea de versos do período primitivo do budismo na Índia:

“Assim como um lago profundo
Permanece translúcido e sereno,
Assim o sábio é claro
Por ter ouvido o Dharma.

As pessoas virtuosas permanecem calmas,
Sem se incomodar com prazeres e desejos,
Tocado pela felicidade e depois pelo sofrimento,
O sábio não se mostra nem jubiloso nem deprimido.”

“Melhor que viver cem dias
Sem aprender o Dharma Supremo
É viver um dia
Apreendendo o Dharma supremo.”
fonte – livro O Dhammapada da Editora Pensamento.

Krishnamurti:

“Podemos ir longe, se começarmos de muito perto. Em geral começamos pelo mais distante, o “supremo princípio”, “o maior ideal”, e ficamos perdidos em algum sonho vago do pensamento imaginativo. Mas quando partimos de muito perto, do mais perto, que é nós, então o mundo inteiro está aberto — pois nós somos o mundo. Temos de começar pelo que é real, pelo que está a acontecer agora, e o agora é sem tempo.”

Gandhi:

“O que destrói a humanidade: a política: sem princípios, o prazer: sem compromisso, a riqueza: sem trabalho, a sabedoria: sem caráter, negócios: sem moral; ciência: sem humanidade, oração: sem caridade.”

Upanixade:

“A vida no mundo e a vida no espírito não são compatíveis. O trabalho, ou a ação, não é contrário ao conhecimento de Deus, porém, na verdade, se realizado sem apego, é um instrumento para ele.”

 

A industria cinematográfica da Índia é considerada a maior do mundo.

 

E navegando na Internet me deparei com este vídeo de Jacob + Katie Schwars sobre uma região da Índia: Agra, Udaipur, Jodhpur, Khichan, Jaipur, and Dehli:

 

Devadasi dance

Apresentação no Khajuraho festival of dances (2015):

Related Posts with Thumbnails