Rio de Janeiro: continua lindo?

O Rio de Janeiro continua lindo em termos. Do avião ao descer em Santos Dumont observamos a beleza do Rio e a deliciosa aterrizagem, pousando quase sobre as águas da baia de Guanabara. A rota que ele faz indo de Campinas pega desde o Recreio (antes até) vários bairros (sobre o Maraca), centro, Urca e não aparecem muitas favelas – esconde a dura realidade de alguns locais (quem chega se anima). Passa bem ao lado do Cristo e Pão de Açúcar. Visão sentado nas janelas do lado D dos aviões da Azul.

Andando no centro você sofre com informações desencontradas principalmente de motoristas de ônibus. Seria de bom tamanho fazerem cursos de atendimento e informações para passageiros turistas, claro que ministrados por áreas governamentais ligadas ao turismo. Já está tarde pois as Olimpíadas estão chegando.

E os lindos trólebus? Estarão prontos em tempo? Veja foto tirada hoje na Rio Branco com inúmeros trabalhadores tocando a obra:

r2

E andei de ônibus comum e Metrô do Largo da Carioca até Botafogo, usando depois o Metrô de superfície para ir até a rua Humaitá. Na estação Botafogo perto do Metrô e onde passa o Metrô de superfície (ônibus que fazem caminho por ruas com pontos estratégicos como se fossem estações do Metrô) tem uns restaurantes, legal. O Metrô não tem a qualidade de São Paulo. E ônibus precisam ser reformados assim como lentamente fazem nos trens da SuperVia. No dia 21 de abril os passageiros da SuperVia passaram a contar com mais um trem chinês em circulação.

Desde 2012, a SuperVia colocou em operação 63 dos 100 novos trens comprados pelo Governo e hoje já é possível ofertar mais de 80% dos lugares em composições com ar-condicionado. Com o processo de renovação da frota dos trens do Rio em ritmo acelerado a SuperVia está cada vez mais perto de seu objetivo de contar apenas com composições refrigeradas até 2016. Os trens chineses contam com passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, bagageiro e painéis de LED.

Chegando no porto:

Espero que o Governador visite algumas estações como do Engenho Novo, aquela que fica na Ana Nery e outras e deixe como a do Maracanã. Você anda num trem novinho delicioso (se não estiver lotado) e desce numa estação como do Engenho Novo que é uma droga – droga é elogio.

Ônibus:

alimentadoras

Aos poucos a situação vai melhorando em alguns locais. Segundo a secretaria: “desta forma, os veículos do sistema alimentador dos corredores Transoeste e Transcarioca têm a cor predominante em gelo e detalhes no mesmo tom de azul dos veículos articulados da frota do BRT Rio. A criação das linhas alimentadoras dos corredores BRT segue a lógica de racionalização do sistema de ônibus no município. Linhas convencionais são extintas ou passam a ter seus itinerários reduzidos, tornando-se parte do Sistema BRT.

Eu hoje tomei ônibus bem velhinho. E já tem aplicativo para saber o horário dos ônibus (se o motorista parar quando você der sinal – presenciei isso). Legal que em 2 linhas noturnas indicam o horário para chegar no ponto e rapidinho pegar o ônibus.

Tem que ficar um legado para o povo mais humilde da cidade depois das Olimpíadas. Tem que fazer uma limpa no Rio. Hoje o centro tava super tranquilo para se andar.

E também do lado D dos aviões da Azul (são 2 fileiras de bancos de cada lado nos aviões da Embraer) ao decolar você vê a orla acompanhando a praia vermelha na Urca, Copacabana, Barra, etc.

Na foto abaixo um pouco antes de Angra do Reis por volta de 18h15:

r3

Agora uma dica para naturalistas. No Humaitá você encontra uma Loja muito especial. É a Carioca Zen no Humaitá, na Rua Humaitá, 154.

Carioca Zen – não deixe de visitar quando estiver no Rio. Uns salgadinho integrais muito bons e os sucos Green People.

r1

Na loja o suco está por R$ 14,50 (no Aeroporto Santos Dumont próximo da escada para o embarque estava R$ 18,00). Vale a pena experimentar mesmo no Aeroporto – são vegetais e frutas prensadas a frio. A da foto levava juçai (açai do palmito jussara) que como a fruta é prensada a semente servirá para plantio.

E produtos interessante para naturalistas.

O Rio continua lindo, escondendo alguns bairros deteriorados (que infelizmente não serão melhorados) e suas favelas eternas.

Eu adoro o Rio e seu povo. Trate-os com carinho senhores governantes, não importa o seu partido.

Related Posts with Thumbnails