Solução para o trânsito de São Paulo – 4

Continuamos nesta série de questionamentos/ idéias que possam melhorar o trânsito desta cidade também maravilhosa. O ônibus é a solução mais fácil e prática para solucionar o problema de locomoção das pessoas.

Ao escrever me lembro que o grande fluxo de carros é no período escolar. Pode-se questionar se é o números de estudantes que se deslocam (pais levando o filho à escola…) ou o movimento gerado ou demanda por alimentos, sabe-se lá o que. Mas a princípio, realmente são os professores que dão aulas em várias escolas para preencher a carga horária, pais que levam os filhos e estudantes que já tem seu veículo. Se existissem ônibus especiais ou de maior qualidade com monitores para crianças no lugar dos cobradores, não seria seguro o transporte? O ônibus poderiam passar ao lados das escolas ou ligar escolas ou de locais estratégicos?

 

Mas vamos a algo mais básico ainda. Os ônibus tem que ser novos e bonitos. Pode-se até intercalar – devido o custo – um regular e outro bonitão.

Os pontos de ônibus tem que ser aconchegantes, fechados e ventilados. A guarda municipal tem que estar sempre passando para manter a qualidade desses pontos. Nesta foto que colocamos mostra como deve ser agradável o local onde se pega o ônibus ( podemos até imaginar o rio Tietê com esta cor de água). Já temos em São Paulo alguns terminais que atendem os usuários com mais qualidade e podem melhorar. Para começar faltam pessoas treinadas para dar informações – estudantes de segundo grau poderiam fazer estágios nesse terminais para treinar relacionamento e necessidade de dar informações claras para outras pessoas.

Problema sério que enfrentamos ao tomar um ônibus – motorista desagradável e que dirige brecando forte para se divertir com os pobres coitados dos passageiros. E é normal isso, o pessoal não tem para quem reclamar. É claro que temos excelentes motoristas (outro dia peguei um bus que fazia Ceasa-Santana e a motorista me surpreendeu – alta qualidade).

Uma das soluções é o habitáculo do motorista que deve ser muito bom, de qualidade.

Limpeza – é fundamental. Os produtos que são utilizados para limpar os ônibus devem ser apropriados, para que o veículo fique agradável. A cada viagem pelo menos as barras onde nos seguramos devem ser limpas.

Se passarem 2 ônibus no mesmo horário (pelo menos nas horas de pico) – 1 custando o preço normal e o outro um pouco mais caro (com as mesmas características básicas). O mais caro tem que ter motorista bem pago, um sistema diferenciado de cobrança e limpeza nota 10. E novíssimo.

Outra pergunta: você já pegou um ônibus onde todos os passageiros estavam felizes e um ambiente muito bom? Sem pessoas suando e penduradas sobre você ou em pé no ônibus sem colocar os pés no chão e com as pessoas te apertando – vocês gostam disso?

É simples, basta o transporte ter qualidade e no mínimo ar-condicionado. Passa um ônibus simples sem ar-condicionado para quem não liga e outro junto com tudo de bom para conquistar os motoristas que insistem em ir de carro por falta de opção.

E nesta foto ilustrativa, as pessoas que viajam em pé no ônibus deveriam ter um lugar para colocar suas malas, os estudantes suas mochilas, não é?

 

Veja que a solução está próxima, muitas vezes detalhes que passam despercebidos. A guarda municipal poderia fiscalizar os ônibus – passageiros – ordem.

No próximo post vou dar a idéia de uma linha inicial de alta qualidade para a cidade de São Paulo.

Related Posts with Thumbnails