A possibilidade de sucesso para uma cidade existe. Renovar sempre.

Praia Grande e litoral próximo da cidade de São Paulo – grande futuro.

De todas as viagens que planejei para este final de 2009 não passava pela minha cabeça ir para a Praia Grande. A grande oportunidade para um passeio acabou sendo a Praia Grande num apartamento emprestado de última hora. Afinal, demorei para decidir e bons lugares em Monte Verde e Gonçalves (Minas) já estavam lotados.

Fomos nós para a Praia Grande no dia 28/12. Nos assustaram muito de que seria uma verdadeira loucura ir para a praia neste período.

Fazia um tempo que não ia para a Praia Grande e que surpresa. A Praia tem muita areia e pasmem, todos os dias de manhã ela está maravilhosa. Não tem sujeira nenhuma pois os caminhões e tratores da Prefeitura fazem uma excelente limpeza por volta das 20 horas. Policiamento da Guarda civil intenso e também da Polícia Militar. O senão seria para os helicópteros da Polícia que passam sobre nossas cabeças na água do mar.

Uns falavam que o mar estaria impróprio (jornal do litoral) e outros próprio (site sobre as praias). O que sei é que a água estava limpa sem nenhuma sujeira à vista.

Vejam na foto que a praia está lotada e nenhuma sujeira no calçadão e pista para bicicletas. Isso às 17 horas. Pode ser que dei sorte.

Interessante que estão lançando prédios de excelente qualidade na Praia Grande. As áreas externas são grandes e confortáveis, e muitas de frente para o mar, como este prédio:

No final do Boqueirão e início da Guilhermina construíram um prédio impressionante, lindo mesmo.

A área de lazer do prédio (são 2 torres) é impressionante. Dentro da piscina você se sente no mar.

E outros equivalentes. Mesmo em ruas que não estão de frente para o mar como o prédio abaixo:

Sinal que as pessoas estão acreditando nessa nova Praia Grande que ressurgiu com um prefeito que fez o calçadão e as pistas para bicicletas. È uma delicia andar de bicicleta na Praia Grande, pois a Praia é grande e você anda por quilômetros e quilômetros de bicicleta, excelente exercício e sem subidas. Tem um sinal para bicicleta e a Prefeitura deveria colocar outros. O duro é alugar uma bicicleta boa. A da minha filha escapava a corrente e numa dessas ela caiu um tombo feio. Aí entra a Polícia no caso. Minha filha ao lado da bicicleta quebrada e as pernas arranhadas e quase bateu a cabeça. A uns 50m metros tinha um carro da Policia Militar (perto do quiosque 11 – dia 30/12) e corri lá para falar com os guardas para darem uma força e disseram que era caso para o 193. E eu insisti com eles, falei, você estão do lado e não vão dar uma olhada? Não quiseram nem saber, pouco ligaram, o que considero um absurdo pois pagamos impostos para Policia nos atender e proteger. Absurdo, muito absurdo. Eu mesmo socorri minha filha e briguei feio com a gerente da locadora de bicicletas.

Voltando a Praia Grande (e excluo Santos e São Vicente que precisam tomar alguns cuidados e providências mas é dificil renovar rápido pois a cidade já é muito grande e velha). Existem quiosques nas Praias e como os frequentadores das Praias não são exigentes, comem qualquer porcaria e pouco se importam se o produto é bem feito e com cuidados mínimos de higiene. È uma total falta de higiene, mal atendimento, sujeira.

Eu aconselharia às Prefeituras que mantém essas Praias:

  • manter vigilância séria sobre os quiosques;
  • dar cursos de aperfeiçoamento em culinária para os donos;
  • cursos de reciclagem em asseio e limpeza;
  • ensinaria algo básico, quem mexe em dinheiro não pode colocar as mãos em alimentos, mesmo o garçom não pode mexer no talher se também manuseia notas de dinheiro;
  • se o quiosque não funcionasse dentro dos requisitos mínimos perderia a concessão.
  • também faria o mesmo para todos os estabelecimentos que vendem comida na cidade e principalmente à Beira Mar, manter os estabelecimentos mais limpos independente da freguesia que atende. Repaginar suas frentes obrigatóriamente. Através de financiamentos com baixa taxa de juro ajudaria os donos a trocarem cadeiras, equipamentos, etc.

No Brasil precisamos aprender que em tudo se deve ter qualidade. Na Praia Grande notamos isso e a Prefeitura não percebe que com a degradação dos locais, pessoas que tenham mais posses também deixam de voltar para esses lugares. È importante abrir a freqüência para todo tipo de pessoas, sejam pobres ou ricas. Mas sempre o dinheiro a mais, vai fortalecer todos os setores que trabalham com comida. O Turismo seria forte. Absurdo ainda é que em todas as lojas das galerias da cidade vendam camisetas pirateadas e outros itens mais, a Prefeitura deveria dar um upgrade nesses estabelecimentos.

Praia Grande, falta muito pouco, muito pouco mesmo para que seja um belo lugar para veraneio e principalmente por estar a 45 minutos da cidade de São Paulo.

Falta também a construção de um Hotel de nível internacional na Praia Grande, na Vila Guilhermina. E poderia construir novas pistas para se andar de bicicletas. Poderia programar grandes passeios de bicicletas. Fazer a parada das bicicletas. Traria um incremento ao turismo e tentativa de movimentar a cidade em vários períodos durante o ano. Competição internacional de bicicletas como ocorre com a São Silvestre em São Paulo. Construir locais para salto em distância nas areias da praia, pois lá tem muita areia.

Para encerrar agradecer aos visitantes que gastaram grana soltando fogos ao longo da Praia. Foi bonito de se ver e durou bastante. È muito bonito de se ver tanta gente nas ruas no dia 31 de dezembro (deveriam ser  todos os dias). Praticamente toda a cidade vai para as ruas sem medo, sem rancor. Muito bonito de se ver. Vou voltar.

A Prefeitura poderia criar um padrão de tendas, para que os quiosques montem nas praias, da mesma cor e estilo com se vê nas organizadas praias do exterior. Seria um convite para muitos turistas. A convivência do popular com o alto padrão, sempre possível. Criar uma atividade para locação de tendas na praia a preços razoáveis, financiando a compra das tendas.

Muita gente já mudou para lá, vejam o prédio de escritório a 3 quadras da praia:

Mas sempre as coisas se acabam e se passaram 5 dias e pegamos a avenida para ir embora da cidade.

Gostei muito do piso das ruas principais:

Um caso parecido é Saquarema no Rio de Janeiro que merece um Hotel de nível internacional. No caso de Saquarema o Hotel poderia seguir o estilo do Centro de treinamento da Seleção Brasileira de Voleibol. Entre o oceano e lagoa para a pratica de esportes aquáticos como a canoagem.

Related Posts with Thumbnails