Após San Francisco

Depois que você visita a cidade de San Francisco e também Berkerley tudo fica diferente. Nada mais será como antes. Passei alguns dias lá e pretendo voltar o mais breve possível.

E me fez pensar no sentido de tudo. E de repente, tenho um livro diferente em minhas mãos onde leio na contracapa:

“Porque que as mesmas figuras e formas que nas obras de Boehme enchem-me de admiração e espanto, nos escritos de Hegel me parecem insuportáveis e ridículas? Porque nos escritos de Boehme o conhecimento da verdade eterna fala a cada página deste livro.”  Schopenhauer.

Schopenhauer foi um grande pensador que contava:  “Jantava, em geral, no Englischer Hof. No inicio de cada refeição, colocava uma moeda de ouro sobre a mesa, à sua frente; e ao final tornava a colocar a moeda no bolso. Foi, sem dúvida, um garçom intrigado com esse gesto que lhe perguntou o significado daquela invariável cerimônia. Schopenhauer respondeu que era sua aposta silenciosa, com a promessa de depositar a moeda na caixa de coleta de esmolas no primeiro dia em que os oficiais ingleses que jantavam lá falassem sobre outra coisa qualquer que não fosse cavalos, mulheres ou cachorros.

E ele tinha razão, estamos presos a pequenas coisas, somos dirigidos para lá e para cá. Iremos conhecer Boehme nos próximos Posts.

Related Posts with Thumbnails