Flores comestíveis – Fazenda Maria, em Tatuí-SP

A moda são os programas e concursos que tratam de alimentação. Tem a simpática filha do Gil: Bela Gil e muito mais programas.

E as flores comestíveis estão sendo muito utilizadas, pois além de suas qualidades trazem um colorido para os pratos.

Estamos apresentando alguns produtores de sementes orgânicas, entre as quais encontramos inúmeras variedades de sementes de flores.

E a Fazenda Maria tem se destacado na divulgação e venda de flores comestíveis. No início de julho teremos um evento muito interessante na Fazenda Maria. Em tempo, eles também produzem produtos orgânicos além das flores.

As informações que apresentamos abaixo foram tiradas do Blog e site da Fazenda Maria:

IMG_3265

A Fazenda Maria é um empresa familiar, formada por um engenheiro agrônomo, 2 psicólogas e 1 publicitária. Hoje, todos reunidos, viraram empresários em prol da Fazenda Maria, que tem a intenção de melhorar a qualidade do cultivo no Brasil, através de métodos sustentáveis e manejo orgânico, proporcionando saúde e bem-estar à mesa de nossos clientes. E, claro, não deixando de lado nosso lado decorativo  e sensorial da gastronomia, com a produção de micro leaves, flores comestíveis e ervas aromáticas. Tudo direto da Fazenda

Os produtos são manuseados e higienizados em cozinhas apropriadas, com funcionários especializados e treinados. Nossa colheita é diária, tentando atingir a necessidade dos clientes de terem sempre um produto fresco em mãos. Assim que são devidamente embalados, são armazenados em câmara fria e transportados em carro refrigerado.

No tocante às flores comestíveis, é nas pétalas das flores que se encontram os compostos antioxidantes, os minerais e as vitaminas. A cor, manifestada por estes órgãos, justamente se sobressai devido a presença desses micronutrientes. Quanto maior o teor de compostos fenólicos presentes nas flores comestíveis maior a atividade antioxidante delas. Elas possuem diversos compostos fenólicos (ácido gálico, quempferol, quercetina, apigenina, ácidos clorogênicos, etc.). Os teores destes compostos variam ao longo da maturação da flor e também ao longo do armazenamento, após a colheita, pelo que também a atividade antioxidante sofre variações.

A cor das flores reflete, no essencial, os teores e tipos de carotenóides e antocianinas presentes. Os teores destas últimas estão associados aos níveis de flavonóides totais, logo à atividade antioxidante.

Na Fazenda Maria cuidamos de cada plantinha com muito carinho, respeitando o espaço e o tempo da natureza. Utilizamos a cadeia alimentar e meios não artificiais para eliminarmos pragas e doenças. Os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento de uma planta estão todos disponíveis na natureza, basta aprendermos a transformá-los e torná-los disponíveis para elas. Tal sabedoria dispensa a compra de inúmeros insumos disponíveis no mercado.

Por exemplo, em uma infestação por lesmas existem algumas opções de biocontrole.

Estamos em busca constante para manter a harmonia entre a produção e a natureza. Produzimos produtos que respeitam a natureza e também são respeitados pelas mãos dos produtores: somos contra o uso de produtos tóxicos, prezamos pelo manuseio de produtos artesanais, assim como uma boa adubação, o que proporciona também à planta meios “próprios” de se proteger contra pragas e fungos. A irrigação é feita com água de poços artesianos, portanto 100% naturais e livres de impurezas. Como a maioria de nossos produtos são de origem européia, necessitam de cuidados através de estufas e climatização. As sementes também são selecionadas e preservam um aroma mais intenso.

Débora na Fazenda:

Related Posts with Thumbnails