Jacob Boehme, abrindo caminho

Quem foi Jacob Boehme?

Jacob Bohème, era considerado o príncipe dos filósofos.

Principe por ser o primeiro, caminho para outros – “Príncipe dos Filósofos Divinos” – Leibniz, Hegel, Silesius, Goethe, etc. seguiram os ensinamentos de Boehme.

Boehme nasceu em 1575 na aldeia de Alt Seidenburg (Alemanha divisa coma Polônia), numa família pobre e honesta. Estudou até os 14 anos, e dpois sua profissão foi de sapateiro em Gorlitz. No ano de 1600 teve a revelação da estrutura espiritual do mundo, assim como as relações entre o Bem e o Mal. Foi acusado por um pastor e expulso da cidade, e disse na ocasião (antes do lançamento do primeiro livro – publicação de partes do livro): “Embora sofra profundamente o terrível ódio do pregador sei que o antagonismo é necessário e não pode ser evitado”. Ele compreende que Deus utiliza o pastor para que ele possa levar adiante sua obra, pois ao ser caluniado, Boehme cresce e se fortalece. Assim deseja a misericórdia de Deus para o Pastor. Seu primeiro livro Aurora Nascente é uma das obras máximas do Ocidente, uma grande porta aberta através da qual é possível vislumbrar o esplendor do conhecimento divino. Faleceu aos 50 anos e no leito de morte perguntou ao filho se ele também ouvia a bela música. Pediu para abrirem as janelas para ouvir melhor. Agora parto para o Paraíso. Toda sua obra transmite a ideia da divina onipresença.

Boehme disse:

  • Sem a terra negra não se manifesta a flor bela e perfumada, sem pedra dura e escura e vapor tóxico não há ouro, da mesma forma que sem trevas não há Luz, pois esse é o único caminho e a única maneira da revelação de todos os segredos de Deus.

 

Related Posts with Thumbnails