Lastras

As lastras nada mais são do que peças gigantes de porcelanato. Elas servem, por exemplo, para fazer o revestimento de paredes inteiras, dando um ar de unidade ao ambiente. Assim, não é preciso correr riscos, como o desalinhamento das peças menores, por exemplo.

As placas maiores também contam com vantagens, como uma menor quantidade sujidades, que geralmente acontecem quando se fazem aplicações de peças menores para forrar paredes inteiras.

Também são reproduzidos materiais naturais nas peças, passando uma sensação de bem-estar e beleza, ao mesmo tempo. É por isso que o uso de lastras é cada vez mais recomendado e a Portobello é a maior especialista nessa área.

Para o assentamento de lastras, deve-se usar uma argamassa que tenha passado por um filtro de obra. Isso quer dizer, é necessário verificar qual é o melhor produto para um determinado ambiente, uma vez que se trata de algo que pode variar.

De maneira geral, as argamassas mais indicadas são a superior branca, a máxima branca, a ultra flexível bicomponente, a de extrema aderência, entre outras.

Já sobre os grampos, não há necessidade de uso. Somente a argamassa é capaz de fazer a aderência entre placa e base de assentamento, exceto nos casos de fachada ventilada, em que é utilizado o perfil metálico.

O peso da lastra varia de acordo com a sua espessura. Porém, geralmente, a média fica entre 40 kg e 45 kg.

Uma peça de porcelanato 120×120 da Portobello, por exemplo, pesa 40 kg por placa. Por se tratar de um produto fino, a lastra tem um peso similar.

O corte de porcelanato é fácil, tendo em vista que já existem equipamentos para isso. Por conta disso, a lastra, que tem uma espessura reduzida, é mais fácil ainda de cortar.

Para isso, recomenda-se usar a serra mármore ou cortador de vidro da maquita com disco apropriado para porcelanato. É importante também que a água seja refrigerada, para que o acabamento não seja ruim.

De maneira geral, quanto melhor é o equipamento e mais novo é o disco da serra, melhor será o resultado do acabamento do corte da lastra. A rotação baixa também é recomendada para que o equipamento seja perfeito.

Também é possível usar riscadores e serra copos, para fazer furos na lastra. Em geral, os equipamentos são os mesmos utilizados para o corte de lastras.

Textos e fotos copiado do site da Portobello.

Related Posts with Thumbnails