Mapuches na Argentina e Chile

Não dá para acreditar que num planeta tão grande ainda exista disputa por terras, que o digam os indígenas. Alguns dias atrás novos problemas na Argentina com os Mapuches. Quem são os Mapuche?

Havia um grupo de índios chamados “picunches” que viviam sob o domínio do Império Inca. Outros ao sul do rio Biobìo eram independentes dos Incas e na chegada dos espanhóis se opuseram a chamada Guerra de Arauco. Já no século XVI, em meio a ataques e contra-ataques foi surgindo entre os brancos e índios um comércio bem fluido.

Apartar o índio
da história é desdenhar de nossa
tradição e renegar nosso
nome de americanos, e
isto é o que temos feito
desdo os tempos de Cólon,
primeiro em nome de Deus
nosso senhor, depois em
nome do Rei e por último
em nome da Pátria.

Adán Quiroga

Atualmente existem muitas comunidades Mapuches, tanto na Argentina  (Neuquén, Rio Negro, Chubut, Buenos Aires y La Pampa) como no Chile. Grande quantidade de aborígenes vivem em cidades e povoados.  Apesar de não existirem dados oficiais, um último senso nacional de indígenas na Argentina foi na década de 60. Diziam que 30,000 viviam em grupos e 25.000 estavam dispersos no País. Na província de Neuquém estima-se que 10% da população sejam aborígenes. Do lado do Chile eles são mais dispersos.

Los mapuches son una verdadera fuerza en el sur de Chile. Del otro lado de la cordillera de Los Andes, aparecen como comunidades más dispersas y sin el mismo y poderoso sentido de identidad que sus vecinos.

Related Posts with Thumbnails