Os onze princípios do caminho Naqshbandi – 4

4. Solidão na multidão (Khalwat dar anjuman)

Existem dois tipos de reconhecimento: externo – em que o peregrino, longe das pessoas, medita em seu cubículo até entrar em contato com o mundo espiritual, em que os sentidos externos se retraem e os sentidos Internos sem abrem à percepção dos sinais do mundo espiritual; interno ou esotérico – onde o caminhante espiritual atesta internamente os segredos do Real enquanto cercado externamente de pessoas. Khalwat dar anjuman segue o segundo tipo: estar externamente com pessoas e internamente com Deus.

Em todas as suas atividades externas, permaneça livre internamente. Aprenda a não se identificar com nada ou com ninguém.

Quando o estado de absorção na memória de Deus é constante e completo “alguém poderia percorrer o mercado sem ouvir uma única palavra'”.

Como disse um Profeta: “Eu tenho dois aspectos: um olha para o meu Criador e o outro olha para a criação”.

Nas palavras de al-Kharraz: “a perfeição não está no exibicionismo de poderes milagrosos, mas a perfeição é sentar-se entre as pessoas, vender, comprar, casar, ter filhos; e ainda assim, nunca deixe a presença de Allah nem por um instante”.

” Em constante comunhão com o Amado dentro de você,
e um estranho para o mundo.
Aqueles dotados de tanta beleza
são realmente raros
nesse mundo”.

Related Posts with Thumbnails