Primeira experiência com carro alugado no Canada

 

 

f1

 

Precisava ir de London, Canada para a cidade de Ottawa e decidi ir de carro. Como todos indicam (ainda tenho dúvidas se é a melhor opção) aluguei antes – pela Expedia e escolhi a Enterprise que consideram boa e de confiança para pagar em reais se valor dividido. Encontrei uma opção que estava num preço espetacular (metade do mercado na ocasião) – escolhi um Corolla ou similar – mas o pagamento somente poderia ser feito na retirada. Ao chegar para retirar o carro (como dizem nessa hora eles falam muito rápido para dificultar seu entendimento) me foi informado que não tinha seguro (não lembro se era com seguro pois tinha alugado um carro para outro período – e muito bem feito direto com a locadora e com seguro incluído -USA).  Seguinte, sai da locadora com um Fiesta (disseram que como não retirei no aeroporto como especificado na reserva (optei por agência a 2 quadras do Hotel) e tendo que pagar na entrega com seguro incluído + +  dando nos finalmente o dobro do valor. Mas me resignei e fechei acordo, afinal o Fiesta tinha teto solar, automático, 1.6 – OK,

 

 

f2

 

escape bonitinho com 2 ponteiras:

f3

 

A viagem foi de 650 km na ida e 650 km na volta. Utilizei a estrada mais movimentada da América do Norte, a Macdonald-401. A pior parte da estrada fica na região que atravessa Toronto – sempre para em alguns trechos, em chega a ter 18 pistas (dizem 24).

Não é que na volta justamente quando estava atravessando Toronto toca um sinal e olho no painel -putz – acendeu a luz do óleo. Como é recomendado encostei no acostamento, liguei pista alerta e tome movimento do lado – caminhões, carros a 100km/h neste local as 4 faixas da expressa ocupadas. Abro o capô rápido e vejo que nível está ok. Em menos de 5 minutos encosta um caminhão-guincho na frente do carro. Interessante que você não vê locais como no Brasil onde ficam carros da Polícia, guinchos, etc, Lá não tem posto rodoviário na pista. Mas eles aparecem muito rápido. Se você passar dos 120km/h em minutos a Polícia poderá estar atrás de você.

A verdade é que ninguém respeita a velocidade lá. É 100km/h, mas somente eu respeitei. É a mesma velocidade para carro e caminhão. Todos me passavam, no mínimo a 120km/h.

Voltamos ao guincho,

 

f4

 

 

Veja que tem uma ferramenta ao lado do indicador do óleo. Ele olhou o marcador ligado no painel, conferiu o nível do óleo novamente e disse, toca até o primeiro posto que encontrar e confirma o nível, deve estar faltando 1 litro. Ou, disse ainda, pode ser que o óleo esteja velho. Eu vi e o óleo estava no nível.

E falou toca em frente, não fique parado aqui. E foi embora.

Daí, minha esposa foi procurando no manual e leio: esta indicação significa que passou a hora de trocar o óleo. Carro com 30mil km.

Saio da estrada e paro num posto. Bem, problema. Não tem frentista (claro eu colocava o combustível e pagava no caixa (ele liberava antes) pois o cartão Visa Travel Money não funciona nas bombas pois não pede senha normalmente. O cara que fica cobrando lá dentro não mexe no carro. Você tem que fazer tudo. Se der sorte outro motorista te ajuda. O pior é que já estava ficando tarde, 7 da noite (ainda bem que só escurece depois das 21h). E foi o que aconteceu, uma moça teve o mesmo problema e precisou completar o nível. No meu caso não – ela falou vai em frente que não tem problema.

O que ajudou foi que como o carro tinha marcador de temperatura eu acompanhava que o motor não esquentava acima do normal. E voltei para estrada, claro, com a luz acesa. Pensei em ligar para a Enterprise, mas não sei se ajudariam. Pensei em procurar uma Loja, mas ainda não estou acostumado a dirigir em Toronto. Até ir no aeroporto que fica em Mississauga, mas seria que trocariam o carro? Iria escurecer e numa cidade com inúmeras avenidas que parecem a 23 de maio de São Paulo, com vários cruzamentos, etc. etc.

 

f5

 

Parei no primeiro posto que apareceu na estrada logo depois de Toronto ( o On rod). Neste posto (é um Graal, um pouco melhor) tinha um rapaz que foi olhar o carro, muito atencioso. Nível do óleo legal. Viu o manual e diagnosticou: pode ir (faltavam 160 quilometros mais ou menos). Devolve o carro amanhã e eles terão que passar no equipamento eletrônico para apagar a luz que está acesa.

Já tive um Fiesta e não gostei do banco e motor, era 1.0. Tenho um Fit automático no Brasil.

Dou azar com carro da Ford. Claro que não foi nada, mas acabou a viagem e o divertimento.

Já tenho um Chevrolet Impala reservado para a última semana de viagem. Dúvida cruel: vou precisar alugar outro carro dentro de alguns dias:

– alugo na Enterprise?

– pego um Toyota pequeno que tem bom preço? Não quero mais alugar carro da Ford.

Pelo menos cheguei no Hotel. Vou perder o período da manhã de amanhã pois quero entregar o carro correndo.

Interessante que não tem postos de pedágio na estrada. É tudo automático, ele registra pela chapa do carro. Vamos ver quanto ficou amanhã. E entregar o carro que está num estacionamento pertinho. Não tem como estacionar no centro da cidade de London – Ontário – CA, tudo parking com cobrança, tipo U$ 2,00 meia hora ou menos e U$ 5,00 das 6 am to 5 pm, e U$ 5 das 5 pm às 6 am.

 

 

Related Posts with Thumbnails