Rio de Janeiro, cidade maravilhosa sempre

Quem ainda não foi para o Rio de janeiro quer ir e quem já foi quer voltar. A cidade maravilhosa não perde sua graça e seu povo é muito carinhoso. Cidade sofrida pelo descaso das autoridades que deixaram a situação se complicar com domínio de grupos poderosos que praticam atos ilícitos e que tem a complacência de parte da população. Não soa bem em nosso ouvido que comandos paralelos dão mais segurança a população mesmo que localizada. E começou com o jogo do bicho (ainda tem muito em grandes e pequenas cidades do Brasil). E perdoado por todos por bancarem por muitos anos os desfiles de Escolas de Samba e clubes de futebol.

Independente disso dá para ir com tranquilidade para o Rio de Janeiro. Você anda no centro da cidade e outros lugares sem dar bobeira é claro – existem locais em qualquer cidade do mundo que não devemos frequentar, locais estranhos e sem ninguém, etc.

A maioria dos visitantes são do estado São Paulo. E como ir para lá. É preciso decidir se vai usar carro e até pode alugar.

De avião voando pela Azul você descerá no aeroporto mais encantador que existe e na boca do centro da cidade. É vá na janelinha para ver a descida no Santos Dumont:

2d

Se preferir poderá ir para o Hotel de Taxi ou ônibus especial que vai até na Barra da Tijuca e outros bairros da Zona Sul.

Minha indicação é ficar hospedado na Barra da Tijuca, o local mais agradável da cidade para ficar. Se for de carro pegue a via Amarela que vai da Avenida Brasil até a Barra. E já vai passar pela ponte estaiada novíssima feita já para as Olimpíadas de 2016.

2g

É tudo muito bonito. Na Barra da Tijuca você não fica a todo instante vendo favelas, é como que uma cidade nova que cresceu e muito. É impressionante o que tem de prédios residenciais. Você olhando na foto em frente e à esquerda fica a Barra e à direita o Recreio dos Bandeirantes ( que vai até onde está sendo erguida a Vila Olímpica). A praia do Recreio já foi a melhor do Rio, porém com a construção de tantos prédios e a facilidade de condução para o pessoal chegar a partir de Campo Grande deixou tudo muito estranho. E também a proximidade de Jacarepaguá. Não indico ficar em Recreio (e também nada de Copacabana, Ipanema ou Leblon – mas visitar sim).

O legal é caminhar todo dia no calçadão da praia da Barra. Tem muita gente caminhando lá nos finais de semana e se em Ipanema tem artistas aqui também tem (apesar que isso pouco importa).

Se você tem grana fique naquele que considero o melhor lugar do Rio, na praia da Barra, nos Hotéis:

1o

No Radisson da Barra, Avenida Lucio Costa 3150, parece que você está dentro do mar (de todos os apartamentos é possível)

1n

Ou no Windsor Barra (onde de vez em quando vai ter algum time como o Flamengo concentrado). Fica na Avenida Lucio Costa, 2630:

1m

1l

E se a grana é mais curta tem um local agradável para ficar na Avenida das Américas (não fica de frente para a praia mas é muito bom).

È o Promenade Paradiso, Avenida Das Americas 487:

1f

E aqui tem um segredo para ir caminhar e tomar banho na praia. Este Promenade tem acordo com um edifício que permite ir rapidinho na praia.

1e

Ao lado do Promendade eles tem um terreno que parece um mini bosque com árvores frondosas e bancos para sentar. E também caminho para passar para a praia e ai começa um passeio legal.

1aIsso mesmo, o Hotel te fornece gratuitamente um ticket para atravessar de balsa um rio que faz a ligação das lagoas da Barra. Atravessou já está encostado na praia:

1c

E sempre passa a balsa que leva moradores de condomínios que vão fazer compras num varejão de frutas:

1d

E está na praia:

1b

1h

1g

O que tem de condomínios de casas e prédios na Barra e Recreio é impressionante mesmo, repito.

1j

e quando ficam do outro lado da represa ou seu braço, tem balsas para os moradores e até carrinhos elétricos para transportá-los. É de um alto nível de poder aquisitivo e muito bonito:

1k

1i

Ainda na Barra vá passear e comer na região da conhecida Rua Olegário Maciel e Érico Verissimo. Tem muitos restaurantes, bem agitada a região à noite nos finais de semana.

E imperdível é assistir um filme no New York Center – UCI (apesar dos preços) com 18 salas de cinema – grudado no Barra Shopping. Aproveite para comer no Balada Mix que tem por lá com ótimos sucos e opção vegetariana:

2a

Tem um Balada Mix na Rua Érico Verissimo.

E da Barra você poderá conhecer lugares interessante do Rio de Janeiro.

Conheceu o Rio mais moderno, mas falta conhecer a cidade maravilhosa. Fique na Barra mas conheça a cidade maravilhosa.

Primeiro lugar é o Cristo Redentor. Do alto você terá uma ideia da cidade. Avistará toda a Zona Sul com Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, o Leblon e Gávea (onde fica o Jóquei e a sede do Flamengo), o Pão de açúcar, Botafogo e Urca (foto) e outros locais.

2i

Os lugares mais comentados do Rio são Leblon, Ipanema e Copacabana. Se quiser ficar em Hotel e puder pagar fique no Fasano, no início da Praia de Ipanema (encostado na Praia do Arpoador). Realmente é um local bem interessante para ficar mas prefiro a tranquilidade da Barra e a praia mais agradável.

Conheça o Leblon e Ipanema.

Em Copacabana é melhor ficar perto do Posto 5. Na Rua Miguel Lemos você tem Metrô (deve reabrir a estação em breve) e dá na Lagoa Rodrigo de Freitas. Vale a pena conhecer a região e o Túnel Rebouças que fica na Lagoa. Na Rua Nossa Senhora de Ipanema você encontra de tudo, é um shopping aberto. No número 920 tem a Boulangerie Guerin onde pode comprar o melhor pão do Rio de Janeiro – tem que conhecer.

Na Rua Miguel Lemos, 53 tem um restaurante natural simples  mas que vale a pena conhecer. Tem almoço e jantar (vegetariano se vira muito bem por lá e sempre tem uma panela com molho de tomate fresquinho).

E mais Rio:

O aterro do Flamengo, Botafogo e Glória (ao fundo na foto o Santos Dumont). Você poderá se locomover no Rio pelo Metrô (no momento a partir de Ipanema – ainda não chegou na Barra, mas tá chegando). E tem ônibus para todo lugar. E o taxi é excelente opção.

2b

Maracanã (prático ir de Metrô) – se der assista um jogo lá:

2h

A praia mais segura do Rio de Janeiro é a Praia Vermelha na Urca. É o local mais seguro do Rio de Janeiro.

2j

Praia do Arpoador (entre Copacabana e Ipanema):

2l

No Centro da cidade não deixe de ir na Confeitaria Colombo (preço absurdo). Vale a pena. Se quiser almoçar suba ao mezanino ainda terá um piano ao vivo. Ou tome lanche no salão principal no térreo (vegetarianos sofrem um pouco e acabam caindo nos doces).

2e

E o Teatro Municipal que é lindo:

2c

O Jardim Botânico fica na Gávea (Santa Tereza):

2f

Se ainda sobrar tempo pegue um trem e vá até o Meier (os trens são novos e você conhecerá a Estação Central do Brasil). É assim que você conhece as pessoas que vivem na cidade. Pessoas comuns como eu.

Outro bairro que melhorou muito é a Tijuca.

Tem um passeio legal. Você sai da Barra da Tijuca passando pelo Itanhangá Golf Clube sobe pela floresta da Tijuca e sai em Grajaú, Tijuca Rua Conde de Bonfim que vai dar perto do Maracanã. Muitos usam esse caminho para não pegar os congestionamentos no caminho Barra, Leblon, Centro.

Em tem o Parque da Quinta da Boa Vista (foi residência da família imperial), que fica no bairro imperial de São Cristovão.

E o carioca Paulo César Pinheiro canta com seus parceiros paulistas:

Related Posts with Thumbnails