Barcelona é uma cidade encantadora. É fácil ir para Barcelona, o difícil é querer sair de lá depois. Fique no mínimo 7 dias na cidade e aproveite para passear e curtir a genialidade de Gaudi. Barcelona é única, Gaudi é demais. Um arquiteto nunca será perfeito se não visitar Barcelona, sentir Gaudi, absorver os conceitos utilizados por Gaudi.
Onde ficar em Barcelona?
Minha sugestão é um Hotel localizado em bairro residencial para curtir a cidade como se estivesse morando por lá. Se tiver filhos pequenos também é interessante ficar perto de uma praça onde as crianças que vivem em Barcelona frequentam. Assim, indico um Hotel 3 estrelas da rede NH Hoteis. É o NH Barcelona Les Corts. Tem uma praça quase em frente da entrada do Hotel, é só atravessar a rua. E este Hotel fica próximo da L’illa Diagonal, Francesc Macia Plaza, Camp Nou, Palau de Congressos e Fira Barcelona.
Chegando em Barcelona programe o primeiro passeio para o Montjuïc, uma colina situada na zona sudoeste da cidade, de onde se avista o porto e a zona antiga da cidade. Tem uma altitude máxima de 184,8 m.
Outro local alto (500m) é o Tibidabo, onde se tem a melhor visão da cidade de Barcelona. Lugar ideal para levar seus filhos para se divertirem e observar a cidade. Woody Allen filmou algumas cenas do filme premiado com o Oscar ” Vicky Cristina Barcelona no Tibidabo. (e outros locais da cidade).
E você ainda verá a cidade do alto do Park Güell. Este Park é visita básica quando se vai para Barcelona. Gaudi chegou a viver no Park para acompanhar as obras:
Gaudi trazia a natureza para sua obras, uma representação da natureza. E tem mais Gaudi:
La Pedrera – Casa Milà – construída entre 1906 e 1912. Parece uma obra atual. Patrimônio mundial pela Unesco.
Casa Batlló:
Veja este espetacular vídeo que dá ideia da genialidade de Gaudi e como ele criava as obras. Fantástico:
E Barcelona teve outro arquiteto famoso: Lluís Domènech i Montaner, que entre outras obras idealizou o El Palau de la Música Catalana construído entre 1905 e 1908.
El Palau de la Música Catalana é uma pérola da arquitetura moderna catalã, sendo a única sala de concertos modernista declarada Patrimônio mundial pela Unesco.
Faça uma visita virtual no Palau de la Musica clicando aqui.
Outra preciosidade de Barcelona e muito legal para levar seus filhos é o Parque del Laberinto de Horta. Tomo a liberdade de colocar um link de Ruben Alonso que nos dá uma ideia do Laberinto:
E não deixe de visitar o:
Ópera e Flamenco:
E para se locomover em Barcelona você poderá utilizar o Metrô, ônibus modernos e bondes:
E para os saudosistas e crianças uma das opções para se aproximar do Tibidabo é este bondão firme e forte:
Interessante que Barcelona é uma das portas para o Sul da França do outro lado dos Pirineus, que falaremos nos próximos posts. Uma opção interessante é utilizar carro. Numa das viagens que fiz aluguei um Nissan Primera, isso lá por 98. Atualmente alugaria um Nissan fabricado em Barcelona, o Nissan QASHQAI, diesel é claro (clique na imagem para curtir o link da Nissan):