Reforma na Educação? Será que os maiores especialistas em educação, e brasileiros, foram ouvidos?

Muito boa a entrevista do Pacheco, e finalmente alguém que pode falar sobre essa brincadeira de reforma na Educação. Com a palavra o Pacheco: “o Distrito Federal terá a primeira comunidade de aprendizagem do mundo. Será no Paranoá.”
“E agora vou para a Itália. Falar de quê? Dos projetos brasileiros inovadores. Agora é o Sul que está a informar o Norte. O Janine, a quem devo muita admiração, criou um grupo de trabalho que fez um levantamento de projetos inovadores no Brasil. São 178.”
“O ministério se comprometeu perante esses projetos a acompanhá-los e avaliá-los. Mas entrou o novo ministério e acabou tudo. A questão é essa. Desperdício.”
Ancora em Cotia: “Um rapaz diz que está faltando água na favela. Hoje, ele tem uma microempresa de produção de cisternas para colher água da chuva a partir do material do catador. Está livre do tráfico, potente na sua capacidade. Aprendeu ciências, física, hidráulica, português, matemática. O problema é que ao fim de algum tempo, deixam de fazer perguntas.”

A mudança proposta para o Ensino brasileiro feita pelo Governo atual: “Foi feita às pressas, sem debate, mas não me importa, porque é o comportamento comum, infelizmente, do poder público. É um disparate técnico, científico, pedagógico. Por quê? Porque, primeiro, ela é feita dentro do velho modelo, de uma escola sucateada, que justifica a existência do cursinho, que é da mesma natureza. Está condenada a não ter êxito. Já dão quatro dias de aulas de português e matemática e uma só de educação física. É o modelo educacional centrado na escola do século 19, que está errado. Eu não saio dessa. E as pessoas precisam entender que quando criticam o ministro… O ministro, coitado, ele não sabe nada de educação, não tem culpa. Está lá,”

Veja na integra a entrevista do educador português José Pacheco que está dando sopa no Brasil e o Ministério da Educação perde a oportunidade de ouvi-lo. Senhor Presidente do Brasil, é necessário ouvir as propostas do José Pacheco, que é toda baseada em conhecimento de estudiosos brasileiros. A solução está próxima, o Pacheco mora em Brasilia, é só chamá-lo para conversar.

Related Posts with Thumbnails