A Steinway & Sons foi fundada, em 1853, pelo imigrante alemão Henry Engelhard Steinway num loft em Manhattan Varick Street. Durante os trinta anos seguintes Henry e seus filhos Theodore, Charles, Henry Jr., William, e Albert, desenvolveram o piano moderno. Eles constroem seus pianos um de cada vez, aplicando as habilidades que foram passadas de mestre para o aprendiz, geração após geração. Cada piano Steinway leva quase um ano para ser produzido. Nada é apressado.
Atualmente, continuam a construir os pianos dessa forma. Mesmo as madeiras cuidadosamente selecionados empregados nas jantes, tops, soundboards, e as levam meses para serem curadas, como eles dizem no próprio quintal, fornos e salas de condicionamento, até que se estabilize em um teor de umidade rigidamente especificado. Usam e muito o Maple:
“Acer é um gênero de árvores ou arbustos conhecidas geralmente como o Maple. Há aproximadamente 128 espécies, a maioria das quais são nativas da Ásia, em grande número também na Europa, norte da África e América do Norte. Apenas uma espécie, Acer laurinum, estende-se para o Hemisfério Sul. A espécie tipo do gênero é a bordo sicômoro.”
Steinway é dedicada ao ideal de fazer os melhores pianos do mundo. O resultado são instrumentos reconhecidos por sua qualidade insuperável. Ficam em Steinway Place, Long Island City, New York
Maple – madeira excelente para instrumentos musicais: