Segundo o The Nikkei News, a Volkswagen e a Sanyo se uniram para desenvolver uma bateria mais eficiente de ion-lítio (ion lithium). A referida bateria poderia ser o primeiro caminho realmente positivo para termos automóveis eléctricos e híbridos andando mais tempo sem recarregar a bateria (utilizando o aquecimento solar não poderia ir recarregando? Existe esta tecnologia?). Os alemães esperam iniciar a importação da bateria para a linha 2012.
A baterias de íon-lítio são amplamente utilizadas em computadores pessoais e telefones celulares. A Sanyo é a maior fabricante destas baterias.
A Toyota (Prius) tem parceria com a Matsushita Electric Industrial, conhecida por sua marca Panasonic. A previsão é a utilização das baterias de ion-lítio a partir de 2010.
A Nissan se uniu à gigante japonesa NEC Corp e irão produzir em quantidade as baterias de lítio-íon (http://www.treehugger.com/files/2007/04/nissan_and_nec.php).
A proposta é de um veículo mais ecológico (em relação às baterias de níquel-hidrogénio).
A bateria da Sanyo e Volkswagen será menor do que uma bateria de níquel-hidrogénio, tornando possível a concepção de carros mais leves do que os que utilizam baterias convencionais.
Sanyo está passando por uma reestruturação, e considera esta nova bateria um negócio fundamental para a sua recuperação financeira e estrutural. A Sanyo fornece baterias de níquel-hidrogénio para a Honda e Ford.
http://www.sanyo.co.jp/energy/english/product/lithium_1.html
A Volkswagen e Audi inicialmente utilizarão as baterias de níquel-hidrogénio da Sanyo, no híbrido que será lançado em 2009.
