Uma lição que devemos aprender, principalmente os fabricantes de veículos

Não entendo o posicionamento das montadoras de automóveis. São sempre duras na queda para reconhecer a existência de algum problema. Nem vou aventar que não nos dão um carro novo quando pegamos um zero chumbado. Só quem pega um carro desses é que pode dizer o sofrimento, tipo compra o carro novo pois precisa muito dele e o bichinho fica parado na concessionária por dias. Quando tirei meu Ford Fiesta Trail veio com problema num cabo de vela e foi uma luta para reconhecerem, simplesmente testar os 4 cabos de vela.

No Brasil recentemente tivemos problemas com o modo de rebater o banco e também alguns problemas de tipo de óleo lubrificante. E sabemos o quanto as montadoras demoram e discutem até o reconhecimento do problema. Tem que ser sério problema para uma decisão de recall.

Segundo o Washington Post a decisão da Toyota de suspender na terça-feira passada a produção e venda de oito modelos aconteceu depois de meses de disputas com autoridades de segurança federais, estaduais e que não concordavam com o que estava causando a aceleração involuntária. Alguns culpam a Toyota por querer crescer rápido demais.

Ainda segundo o Washigton Post em novembro a empresa alegou que o problema era causado por tapetes defeituosos, um diagnóstico que levou para uma solução simples: tirá-los dos carros.

O problema continuou sendo investigado a fundo pelas autoridades reguladoras federais e com a National Highway Transportation Safety Administration.

Após alguns dias, a agência divulgou um comunicado incomum procurando corrigir as informação divulgada pela Toyota: “Retirar tapetes não corrigiu o defeito dos veículos, afirmando ainda que estava relacionado com o acelerador e design do piso”.

Esse vai-e-vem, seguido por novos acidentes e, em seguida, a admissão nesta semana que de fato alguns modelos da Toyota tinham pedais do acelerador com defeito, pode afetar a sua reputação de segurança e confiabilidade.

A reportagem do Washington Post diz que a General Motors anunciou que os seus concessionários irão oferecer incentivos para compra, especificamente para clientes Toyota. Oferecerá 1.000 dólares para os proprietários de Toyota de desconto na compra de um veículo GM e  1.000 para ajudar a saldar os contratos de financiamento não quitados.

“Decidimos fazer esta oferta depois de receber muitos e-mails e telefonemas de nossos revendedores, que têm sido abordados pelos clientes Toyota pedindo ajuda”, disse um porta-voz da GM.

Avis Budget Group, disse quarta-feira que está retirando cerca de 20.000 Toyotas de suas frotas de aluguel.

A maior bronca dos americanos foi causada pela relutância da montadora em reconhecer o problema perante os clientes.

Os clientes da Toyota estão sendo orientados a partir de agora: “se o seu veículo está agindo estranhamente, pare  num local seguro, desligue o motor e entre em contato com um concessionário da Toyota para obter ajuda.”

Sou fã da Toyota, sua qualidade, esmero na produção dos veículos e seriedade. O que nos deixa triste é a demora no reconhecimento do problema ou pronta solução para o mesmo. Concordo que é uma situação difícil.

O erro foi não ter ido a fundo na descoberta do problema. Quando você tem uma produção grande e um moderno processo produtivo os cuidados são ainda maiores. Não dá para comparar a resistência dos carros que vinham importados do Japão. Não tem como mantê-la. E mais ainda com a terceirização na produção das peças os cuidados também são maiores.

Cheguei a conclusão que as coisas saem perfeitas quando nós fazemos sem depender de outros.

A Toyota dará a volta por cima e os culpados pela demora na solução com certeza serão chamados pelo Primeiro ministro do Japão e até o Imperador. O nome do Japão foi envolvido numa ocorrência que poderia ter sido evitada.

E digo, se tivesse grana amanhã compraria um Toyota Corolla. Não teria dúvidas. Como também confio na GM, pois trabalhei lá e sei como são sérios, pena que sua linha de veículos atual não seja totalmente do meu gosto.

Related Posts with Thumbnails