Outro dia me perguntava como as pessoas viajavam nos anos 30, 40, em 1950. Meus avós maternos vieram da Bahia para Bebedouro e depois minha cidade natal. Eles estavam sempre em viagem. Como era possível se não tinhamos estradas de qualidade e ônibus como hoje em dia. Fiquei pasmo quando descobri, já faz um tempo, que a malha ferroviária era extensa.
Na década de 50 a família tinha um Posto de gasolina na cidade de São Manuel-SP. A gasolina chegava em tambores e de trem. Lembro que eu tinha um carro de pedal bonito e ficava andando no Posto e na praça que ficava ao lado.
Na década de 60 a nossa cidade fez uma viagem para disputar jogos em Campo Grande-MS. Meu Pai e outros professores levaram a família. Pegamos o trem da Noroeste em Bauru e fomos para o Mato Grosso. Não lembro os detalhes, creio que ocupamos quase todos os vagões. Que saudade.
Procurei na Internet e encontrei trabalhos fabulosos resgatando algo muito bonito. Não entendo como tudo isto foi desprezado!. Bah para a história de que desativaram pelas diferenças de bitola. Sai pra lá.
Estação de Ourinhos
São Paulo a Ourinhos. Depois poderia ir para Presidente Epitácio, nas margens do Rio Paraná e para Londrina, depois Curitiba.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/o/ourinhos.htm
Sorocaba até Itapetininga:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp/ramal_itarare.htm
Tudo sobre a linhas de trem:
www.estacoesferroviarias.com.br
Santos-Jundiai-Campinas-Americana-Limeira-Rio Claro-São CArlos-Ararquara-Bebedouro:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/bebedouro.htm
Rio Claro-Brotas-Jaú-Barra Bonita-Bauru-Pederneiras-Osvaldo Cruz-Marília:
http://www.estacoesferroviarias.com.br/por_ramal/index_cp-2.htm
Tinha a Mogiana que cobria Campinas-Amparo-Mogi Gaçu-Casa Branca-Ribeirão Preto
São Manuel (Bauru-Botucatu-Rubião Junior):
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/rodalves.htm
Votorantin-Alumínio-Sorocaba:
A Votorantim foi fundada em 1918 pelo avô de Antonio Ermírio, o sapateiro português Antônio Pereira Ignácio, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Com o dinheiro que tinha, comprou uma tecelagem falida, que colocou para funcionar. Cinco anos depois, já estava rico e resolveu mudar de ramo. E saber que a minha avó deu uma força para ele fazer a viagem que transformou sua vida e início de um Império.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/sorocaba.htm