Belém do Pará. Quando falo do Belém do Pará lembro da castanha do Pará que algum cabeça de holofote um dia tentou mudar para Castanha do Brasil. É castanha do Pará e não tem conversa.
Não deixe fora dos seus planos de viagem a cidade de Belém. Sobre violência não precisamos comentar, tem em todo lugar. Sempre atento e com muita humildade seguindo em frente e procurando estar perto das pessoas, conversando, como sempre digo, com o jornaleiro, o caixa do comércio, o garçom, taxista. Aproveite e conheça as pessoas em primeiro lugar, é o mais importante na viagem. E depois…
Em Belém tem muita água. O calor pode ser enfrentado. E um dos lugares fresquinhos fica nas Estação da Docas. Ponto de encontro dos moradores e visitantes. Tive a sorte de contar com uma amiga que nos levou para os principais lugares de Belém. E repasso as dicas neste post.
Primeiro ponto importante. É conhecer os pratos feitos com o:
jambu (agrião do Pará ou da Amazônia),
maniva (que é feita das folhas da mandioca brava – cozida por 7 dias para eliminar sua toxidade em local ventilado) e o
tucupi (a mandioca brava é descascada, ralada, comprimida para retirar o líquido, que depois é cozido para retirar o ácido cianídrico).
Pratos típicos e deliciosos (valem a viagem para Belém):
Tacacá: faz-se a sopa de tacacá com o tucupi e as folhas de Jambu (vegetarianos também tem vez, é só pedir a sopa de tacacá vegetariana)
Maniva (substitui o feijão) é utilizada para fazer a feijoada de maniçoba (difícil encontrar a versão vegetariana)
Pizzas ou pastéis de jambu.
Ainda nas docas tem um item que traz estrangeiros para experimentar. É a Amazon Beer (deveria ter versão sem álcool para motoristas). Inaugurada em 2000, na Estação das Docas, a Amazon Beer é a única cervejaria 100% artesanal do Pará. Nos tonéis de cobre não entram conservantes nem aditivos químicos, somente água, lúpulo, fermento e malte – fórmula que segue rigorosamente a Lei da Bavária, de 1516. Ali são produzidos 6 tipos de cervejas, que atendem aos mais variados gostos e estilos. Cada uma delas com sabor próprio, mas todas com um prazer muito especial.
Vista da cidade a partir do Hotel Hilton:
Museu Gemas do Pará:
Parque mangal das garças:
Teatro da Paz de Belém do Pará. Muito bonito e sempre tem apresentações musicais. No início de junho tem festival de musica clássica.
A música está sempre presente. Nos passeios em barcos, nas docas, etc.
Carimbó, vamos dançar:
![Related Posts with Thumbnails](https://i0.wp.com/www.linkwithin.com/pixel.png?w=660)