Falha Básica

No post anterior AHA aborda sobre a Ressurreição, do capítulo “Falha básica e a Ressureição” – livro 5.

Quem falou exaustivamente sobre “Falha Básica” foi o conhecido Wilfred Ruprecht Bion, um psicanalista britânico, pioneiro em dinâmica de grupo. Para quem quer observar mais é só verificar nos trabalhos do Wilfred, onde fala bastante da ligação da criança com o seio materno, mais ou menos uma fuga do real quando ele bate na porta.

Mas vamos ao texto do AHA:

“Os vários ensinamentos espirituais abordam, a seu modo, sobre nossa separação fundamental da realidade. A compreensão dessa separação se conecta a um conceito de desconexão dolorosa da psicologia universal na alma infantil, que o teórico Wilfred R. Bion chamou de Falha Básica. Hoje, vamos usar a frase “Falha Básica” para falar da separação fundamental de cada pessoa do Ser, reconhecendo como isso se relaciona com o conceito psicológico. A verdadeira transformação acontece apenas através da percepção e compreensão desta Falha Básica…

A Falha Básica é pensar que a realidade é uma coleção de seios e bocas abertas procurando um pelo outro.  A Falha Básica assume que a relação do objeto central é a verdade, é como as coisas realmente funcionam.  Então, quando a realidade começa a se afirmar, quando você começa a crescer, a perspectiva é desafiada…

A resolução da Falha Básica, que é ver o mundo físico como a realidade, não é a eliminação deste mundo. O mundo se torna mais aberto e real.  Não eliminamos as três dimensões; simplesmente temos a participação da quarta dimensão.  Quando sua perspectiva muda, não é a perspectiva da terceira dimensão perdida.  Se você disser: “Eu movo minha mão”, da perspectiva da quarta dimensão, você dirá: “O universo move esta mão”. Você vê que sua mão não pertence a você. A mão do universo se move. A forma do movimento não parece diferente, mas sua percepção dele é diferente. Isso é o despertar da vida.

Related Posts with Thumbnails