Chegando em Fortaleza ouvirá de muitas pessoas que a violência é grande e para tomar cuidado, não andar depois do almoço no bairro do Meireles, etc. Depois vai encontrar um taxista que dirá que não é tudo isso. Não existe cidade neste nosso Brasil. Outro fato que ocorre é a divulgação de que um lugar é maravilhoso e seguro e todo mundo vai para lá. Na realidade o policiamento é fraco em todas as cidades.
As praias do Centro são boas para se fazer caminha na orla. Logo de manhã e início da noite tem muita gente caminhando no calçadão da Praia de Meirelles e Iracema, mais na Meirelles. E tem vários locais para se comer ou tomar lanche. Tem até um Subway no calçadão. A feirinha de arte como em todo lugar é fraca para o meu gosto, porém tem muita gente comprando, muitos produtos com aplicação de renda.
Fotos de Meireles
À esquerda Meireles e à direita Praia de Iracema:
Alguns edifícios trazem geradores de energia eólica (não sei se funcionam). No alto dos prédios:
O centro da cidade fica depois da praia de Iracema. Sempre com trânsito:
Atrás da Praia de Meireles tem a Aldeota com muitos prédios e restantes. Imperdível comer uma pizza diferente e com as mãos – difícil achar mesa vaga em alguns horários (tem também em Salvador e mais algumas cidade – rede criada por um empresário da área de marketing):
Outro lugar para comer por quilo e de muita qualidade é o Regina Diógenes (vegetariano sofre um pouco) que tem uma estrutura bem elaborada.
A melhor praia urbana e a Praia do Futuro. Com estrutura de barracas de primeiro mundo. É impressionante a qualidade das barracas. Um bairro em crescimento ainda com poucos Hotéis. Muita gente, mesmo moradores de Fortaleza vão para lá à noite. Dá para ir de ônibus.
E tem outros bairros a serem explorados em Fortaleza, como Dunas, Cocô, etc.
Agora, quando se fala em Praia e já foi muitas vezes para a do Futuro, alugue um carro ou vá de ônibus em cidadezinhas muito próximas de Fortaleza:
Cumbuco está a 30 minutos de ônibus
Onde poderá alugar um veículo especial e potente par andar na areia e dunas suaves:
Em Cumbuco tem uma barraca também muito bem montada:
Onde pega uma praia, como um baião de dois com farofa (vegetariano vai adorar):
e onde pode pegar uma piscina a beira mar:
Tem uma pizzaria muito boa cujo proprietário é holandês.
:E do outro lado, para o Sul:
Morro Branco:
E lá poderá assistir e até participar do processo de produção da renda de Bilro:
e tem mais: Canoa quebrada, da Fontes, Prainha, etc.
Concluindo: ainda vale a pena ir para Fortaleza e curtir principalmente as praias vizinhas com no máximo 1 hora de viagem.