K e a Escola

Krishnamurti:

A Escola não é um lugar para a própria iluminação ou para o objetivo próprio de realização, artística, religiosa ou de qualquer forma, mas sim, sustentando-se e nutrindo-se, mutuamente, no florescimento da bondade.

Deve haver absoluta liberdade em relação aos movimentos, ortodoxos ou tradicionais. Mas, ao invés disso, deve haver liber- dade total, absoluta liberdade de todo sentimento de nacionali- dades, preconceitos raciais, religiosos crenças e credos. Se alguém não for capaz de fazer isso, com honestidade e integridade, é melhor manter-se afastado deste lugar. Essencialmente, tem-se o insight de ver que o conhecimento é o inimigo do homem.

Este não é um lugar para os romancistas, os sentimentalistas ou os emotivos. Isto requer um bom cérebro, o que não significa inte- lectual, contudo, um cérebro objetivo, fundamentalmente honesto para si mesmo, e que tenha integridade em palavras e atos.

Um diálogo é muito importante. É uma forma de comunicação em que a pergunta e a resposta continuam até que uma pergunta fique sem resposta. Assim, a pergunta é suspensa entre duas pes- soas envolvidas nesta resposta e pergunta. É como um botão que floresce intacto. Se a questão for deixada totalmente intocada pelo pensamento, então ela terá sua própria resposta, porque o questionador e aquele que responde, como pessoas, desaparece- ram. Esta é uma forma de diálogo em que a investigação atinge certo ponto de intensidade e profundidade, o qual então tem uma qualidade que o pensamento nunca pode alcançar. Não se trata de uma investigação dialética de opiniões, ideias, mas sim

de exploração por dois ou mais cérebros, sérios e bons. Este lugar deve ser de grande beleza, com árvores, pássaros e tranquilidade, pois a beleza é verdade, e a verdade é bondade e amor. A beleza externa, tranquilidade externa, silêncio, pode afetar a tranquilidade interior, mas o ambiente não deve, de forma alguma, influenciar a beleza interior. A beleza só pode existir

Desde os tempos antigos, o homem tem buscado algo além do mundo materialista, algo imensurável, algo sagrado. A intenção desta escola é investigar esta possibilidade.

Todo este movimento de investigação sobre o conhecimento. sobre si mesmo, da possibilidade de algo além do conhecimento, traz uma revolução psicológica natural, e daí vem inevitavelmente uma ordem totalmente diferente na relação humana, que é a sociedade. A compreensão inteligente de tudo isso pode tra- zer uma profunda mudança na consciência da humanidade.

Related Posts with Thumbnails