No Brasil – 2016: Caminhões Foton e 2017: SUV Borgward

Uma história fascinante quando pensamos no retorno da Borgward (com ajuda da Foton) que fabricou mais de um milhão de veículos entre 1924 e 1961, em seu auge mais de 23.000 pessoas foram empregadas.

Logo Reimagined BORGWARDFechou suas portas em 1961 e agora, depois de mais de meio século, aquela foi uma das marcas mais respeitadas na indústria automobilística alemã retorna ao mercado.

 

Borgward 1949

BORGWARD Hansa 1500

Passion

A Isabella:

BORGWARD Isabella

Como nenhum outro modelo a Isabella foi um grande sucesso da Borgward, sempre na vanguarda de sua época.  Com uma potência de 60 hp, a Isabella em 1954, era na época 50 por cento mais potente que os seus concorrentes diretos. Sua irmã mais esportiva, a Isabella TS de 1955, tinha 75 cavalos de potência, performance e durabilidade do robusto motor de 1.5 litros. Mas já nos 50 anos, Carl FW Borgward era animado com as possibilidades da injeção direta de gasolina. Poderia ser drasticamente reduzido, por esta tecnologia, o consumo de combustível, especialmente nos motores de dois tempos. Como o primeiro carro de produção com injeção direta de gasolina o Golias GP 700E consumia 30 % a menos combustível do que o seu irmão com um carburador convencional.

Goliath GP 700E

Em 1955 os Estados Unidos tornaram-se o principal mercado de exportação para o grupo e em 1959 foi responsável por receber 35,6 % da produção de carros do grupo. O modelo de sucesso Isabella era particularmente popular no mercado internacional sendo por um período o mais exportado da produção alemã.

E inacreditavelmente a Borgward através de Christian Borgward, neto do fundador da empresa Carl FW Borgward, e Karlheinz L. Knoss idealizaram com auxilio de uma equipe internacional de especialistas em automóveis, por mais de dez anos, sobre a sua visão de um Borgward para o século 21.

O objectivo foi atingido. Em 2015 a Borgward é apresentada como uma marca pela primeira vez desde 1960, e justamente no Geneva Motor Show. Os veículos da Borgward eram considerados no passado como inovadores, dinâmicos e de alta qualidade. Estes são precisamente os valores que devem caracterizar um Borgward hoje e no futuro – também em um ambiente automotivo que mudou dramaticamente. Borgward está de volta!

 

E não foi fácil pois o valor de um investimento dessa monta não é fácil não. Mas, quando a pessoa persiste numa boa ideia acaba acontecendo.

E a Borgward renasce das cinzas, mas não na Alemanha, e sim na China. Borgward se alinhou a um parceiro forte da China, a Foton Motor Company – simplesmente o maior fabricante de caminhões da China.

E dessa forte parceria o Borgward terá seus primeiros carros a venda no mercado Chinês.

E a Foton, além dos caminhões? Ela trabalha no mercado da Amércia do Norte com 2 veiculos mais leves interessante e ao gosto dos americanos e canadenses. Uma camionete e o SUV Foton.

A Foton é parceira da American Cummins, líder mundial em motores diesel – a fabricante de motores independente do mundo. Foton e Cummins uma parceria que trouxe muita inovação técnica e experiência, resultando no motor ISF2.8T que também é utilizado na (estilo americano) SAUVANA SUV.

3

FOTON NO BRASIL

Empresa independente e de capital 100% nacional, a Foton Caminhões iniciou suas atividades no Brasil em 2010 e é responsável pela importação e distribuição, dos caminhões da chinesa Beiqi Foton Motor Co. Ltd. – maior montadora de caminhões da China, e em volume, a maior do mundo. É de sua responsabilidade também o fornecimento de autopeças e todos os serviços de pós-venda (incluindo as revisões e manutenções oferecidas durante e fora do processo de garantia dos produtos).

Os modelos Foton 3.5-11DT, 3.5 – 11ST (3.5 ton. PBT com potência de 110) e o modelo 10-16 (10 ton. PBT e potência de 160 cv) foram desenvolvidos na China atendendo as exigências e aplicações do mercado brasileiro e já chegam ao País sendo referência de qualidade, robustez, modernidade, segurança, conforto e economia de combustível, além de contarem com itens que compõem um pacote completo de equipamentos de série que na concorrência são opcionais. A sede administrativa e estoque logístico da Foton Caminhões estão localizados em Várzea Paulista, São Paulo. Em abril de 2014 a empresa iniciou as obras da sua fábrica no Brasil, na cidade de Guaíba, no Estado do Rio Grande do Sul, com um plano de investimentos de R$ 250 milhões e capacidade de produção de 20 mil caminhões por ano, que alcançará num período de 10 anos. A previsão é que o primeiro caminhão Foton brasileiro deixe a linha de montagem em 2016. Neste período, a Foton Caminhões continuará o processo de expansão de sua rede de concessionárias que já conta com mais de 20 revendas, e até o final de 2016, a previsão é ter 90 concessionários operando em todo território nacional.

E a Borgward lança seu primeiro veículo do século 21 num conceito SUV: o veículo utilitário esportivo BX7. Que foi exibido, por exemplo, na Frankfurt Motor Show de 2015. O BX7 não vai necessariamente abrir novos caminhos tecnológicos, disse Karlheinz Knoss, o vice-presidente do conselho de supervisão do Grupo Borgward, mas a empresa quer se destacar em um campo lotado de concorrentes com um design “asa line” para evocar voo e “interior veículo premium de classe superior.” com tela de 12 polegadas no painel.

 

A empresa espera começar a produção em meados do próximo ano e fazer dois modelos por ano, depois disso. E ao invés de chegar na ponta dos pés para o mercado, a empresa programou uma meta de vendas de 500.000 veículos por ano “a médio prazo” – um objectivo ousado, na verdade.

“Vamos chegar a esse número de vendas, definitivamente”, disse Knoss “, e depois de dois anos de lançado efetivamente no mercado, vamos entrar no mercado alemão-europeu.”

 

O BX7 vai ser lançado no mercado chinês no primeiro semestre de 2016, em seguida pela Índia e depois no Brasil em 2017. Na Europa em 2018.

Inicialmente o BX7 estará disponível com com motor turbo 2.0 motor a gasolina de quatro cilindros e com 224 hp (depois virá um 3.0 V6). E depois um elétrico. A transmissão é uma DCT  (dupla embreagem) de oito velocidades, com o envio de energia para todas as quatro rodas – sistema de tração nas quatro rodas AWD.

Related Posts with Thumbnails