Ser – a simplicidade de nossa Verdadeira Natureza

Mais um resumo de capítulo do livro – The Unfolding Now. Informações coletadas do encontro de Hamed Ali com os alunos mais antigos de seu movimento espiritual em 2003, livro publicado em 2008.

Cap 12

Existe apenas a Verdadeira Natureza.

Na identificação, por outro lado, uma identidade do ego – um senso de self – está se ligando ou se definindo com algum tipo de experiência ou o conteúdo dessa experiência. E a identificação é sempre com um conteúdo reificado. Isso não quer dizer, entretanto, que você não deve sentir as coisas. Se você está triste, por exemplo, em vez de rejeitar sua experiência, você poderia acolher o sentimento, experimentar a plenitude imediata da tristeza, sem se identificar com ela. E a única coisa que pode fazer isso, que pode permear completamente a tristeza, é a própria presença. Quando vemos uma limitação de nossa capacidade de fazer isso, reconhecemos que a presença é limitada nessa situação…

Quais as implicações para a nossa prática de investigação?

Agora que entendemos que qualquer reificação, qualquer estrutura em que estamos presos implica uma identificação, podemos aprender a reconhecer mais facilmente quando estamos sendo pegos na identificação.

Quanto mais estamos presentes, e quanto mais estamos conscientes do presente, mais podemos nos acomodar e permitir o desdobramento natural de nossa experiência. À medida que nossa consciência se torna mais forte, fica mais fácil ter um conhecimento direto e imediato de nossa experiência. Certamente nossa mente rotulará nossa experiência; essa é a sua tendência natural, e também não precisamos lutar contra isso. Mas pode ser mais uma reflexão tardia, e não precisa interferir na investigação. O que investigamos é nossa experiência imediata que a mente rotula. Essa experiência imediata é o que se desenrola, e é aí que fica a indagação. Se, por outro lado, o foco está mais na mente discursiva que está rotulando, então a investigação real não está ocorrendo; é mais uma investigação mental que não nos ajudará a aprender a estar onde estamos. Ficaremos dissociados em vez de aprendermos a ser reais…

O que temos discernido neste capítulo é uma das formas mais penetrantes e sutis de como manipulamos nossa experiência e nos distanciamos dela. o imediatismo de onde estamos. A identificação é um resultado inevitável de nossa capacidade mental de objetivar nossa experiência combinada com nossa falta de confiança em simplesmente ser.

Nossa capacidade de atender a esta atividade, ter curiosidade sobre ela, aprender como ela funciona e não ir junto com isso, aumentará diretamente nossa capacidade de ser a simplicidade de nossa Verdadeira Natureza.

Related Posts with Thumbnails