A64 – La Pyrénéenne – Autorote Toulouse-Bayonne

O bacana numa viagem a Europa é a utilização de um carro alugado, onde por um período você poderá curtir um carro legal e pode ser que você nunca terá igual. Pode ser BMW, Mercedes ou os tops de linha de outros fabricantes, até mesmo um Fancês zerinho. Na França você encontrará boas estradas para se divertir, não uma viagem para correr com o veículo e sim conforto para observar, aprender e curtir o passeio.

Estando em Bayonne no sul da França- Pays Basque (pode vir do Nordeste da Espanha Pais Basco – sempre separado da França pelos Pirineos) você poderá curtir uma auto-estrada que te levará até Toulouse e numa esticadinha até Albi. A La Pyrénéenne- A64 liga Bayonne a Toulouse.

Nessa viagem você poderá no meio do caminho parar em Pau, como sempre uma cidade francesa muito simpática. Pau é o destino ideal para rafting, caminhadas na montanha, esqui, corridas ou golfe. O Clube de Golfe de Pau, fundado em 1856, é o campo mais antigo da Europa. Um dos Hotéis onde poderá se hospedar tem um design contemporâneo, o hotel é uma casa acolhedora e tradicional situada no centro de Pau, na extremidade do Parque Beaumont:

Por todo lado você poderá encontra o francesinho que ainda mora no coração dos franceses e nós apaixonados por carro. Confiava muito nos Citroens daquela época. Como disse outro dia, tem um senhor da Lapa-SP que vira e mexe sai com o seu, igual o da foto:

Não deixe de visitar a parte histórica da cidade, o Castelo de Henry IV, e os vários parques.

Pau é a porta de entrada para as vinhas de Jurançon e Madiran, onde uma maravilhosa experiência vinícola espera por você.

Na A64 próximo de Pau tem uma escultura em homenagem ao Tour de France que sempre passa por lá. É uma escultura feita por Jean-Bernard Metais (30 toneladas de aço):

Alguns trechos da A64 foram terminados por volta de 1998.

Algo interessante na A64 é que alguns viadutos sobre a estrada recebem gramados no lugar de asfalto. Para a passagem de animais, pelo que entendi evitando que animais passem pela auto-estrada e causem acidentes (vale também para animais selvagens).

Aproveite conhecer as cidades cortadas pela A64. Chegando a Toulouse curta está antiga cidade francesas com um centro de ruas apertadas e restaurantes onde tem que falar alguma coisa de francês. Dá para se virar mas ajuda e muito o francês mesmo macarronico.

De Toulouse pegue a A68  e N88 caminho para Albi.

Albi foi uma das cidades onde o movimento dos Catharos  foi muito forte no passado. Deve ser um dos patrimónios da Humanidade Mundial em 2010.

Passeio virtual por Albi.

Num próximo post falarei mais sobre Albi.

Veja a foto da A64 em Pau-France.

Veja no Google Maps.

Related Posts with Thumbnails