Quando o superego nos diz que fizemos um ótimo trabalho, podemos dizer: “Quem te perguntou?”

Cap 6

Mais um resumo de capítulo do livro – The Unfolding Now. Informações coletadas do encontro de Hamed Ali com os alunos mais antigos de seu movimento espiritual em 2003, livro publicado em 2008.

  • No primeiro estágio da jornada, precisamos invocar nossa agressão na forma de força para nos separarmos e nos defendermos da manipulação de nossa experiência pelo superego.
  • No segundo estágio da jornada, reconhecer um ataque do superego e entender como ele funciona geralmente é suficiente para dissolver o ataque.
  • Na terceira etapa da jornada, apenas reconhecer que um ataque está em andamento é suficiente para pará-lo.

À medida que lidamos com o superego, aprendemos que a intenção desse grande agente coercitivo dentro de nós é tentar direcionar nossa experiência. Basicamente, o superego está tentando fazer você sentir uma coisa e não outra: “Isso é aceitável; isso não é aceitável. Isso está bem; isso não está bem. “Mas o superego pode se manifestar não apenas na forma de ataques, mas também como feedback positivo:um tapinha nas costas, orgulho de suas realizações, autocongratulação, ou um pouco de inflação do ego. O que é importante lembrar é que todas as entradas do superego são componentes secundários – reações dentro do horizonte de eventos. O evento principal é o que realmente está acontecendo. Se estou autenticamente em uma condição de realização, por que preciso me dar um tapinha nas costas? Quem está fazendo isso? Se estou me sentindo orgulhoso, quem está orgulhoso? Se estou ficando inflado, o que isso significa? O que realmente significa é que estou indo além do centro e viajando novamente para a periferia. Portanto, precisamos nos defender mesmo contra os chamados comentários internos positivos.

Quando o superego nos diz que fizemos um ótimo trabalho, podemos dizer: “Quem te perguntou?”

Com o tempo, não nos importaremos com o que ele está dizendo. E, eventualmente, se formos capazes de lidar com o superego dessa maneira, não nos importaremos se outras pessoas nos aprovam ou desaprovam também. A resistência é inútil, mas a aprovação e a desaprovação tornam-se irrelevantes. Eles são irrelevantes porque você será absorvido pelo buraco negro de qualquer maneira. É aí que você pode ficar em paz. Este lado do horizonte de eventos é onde está o ruído.

Related Posts with Thumbnails